quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

CURSO DE PEDAGOGIA IDJ/UVA

Concepções que Orientam a Proposta Curricular do Curso

A atuação do Pedagogo não deve se restringir aos espaços escolares, na medida em que prolifera a demanda por educadores em outros espaços educacionais “não-escolares”: projetos de formação inicial e continuada de jovens e adultos desenvolvidos por empresas, associações comunitárias, movimentos sociais urbanos e do campo, entidades governamentais e não governamentais, que carecem de profissionais capazes de planejar, coordenar, implantar e avaliar projetos pedagógicos valorizando os contextos sócio-culturais desses espaços diferenciados das instituições formais de ensino.



Áreas de Atuação



O campo de atuação do licenciado em Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões: docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Médio nos Cursos de Magistério, assim como em Educação Profissional, na área de serviços, e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais os conhecimentos pedagógicos sejam previstos, sendo estes em ambientes escolares e não-escolares. Gestão educacional, e produção e difusão do conhecimento cientifico e tecnológico do campo educacional.



Objetivos do Curso



Formar docentes para atuarem na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental;
Formar pesquisadores capacitados a produzirem e difundirem o conhecimento educacional, ancorados no processo criativo, na elaboração de saberes articulados com o desenvolvimento tecnológico;
Formar gestores de processos educativos escolares e não escolares;
Desenvolver competências e habilidades para atuação no interior dos projetos de formação de cidadãos críticos, conscientes e construtores de conhecimentos inseridos no contexto social e cultural;
Envolver o corpo discente em projetos integrados, favorecendo a aproximação entre as ações propostas pelas diferentes áreas de conhecimento que constituem o currículo do curso de Pedagogia no campo de formação de cada núcleo;
Aperfeiçoar a formação teórico-metodológica dos alunos do Curso de Pedagogia contribuindo na eficácia da práxis docente;
Contribuir com os eventos acadêmicos do curso de pedagogia, dos sistemas de ensino e dos espaços de educação não-escolares;
Disseminar a produção pedagógica de cada Núcleo nos espaços de educação da região;
Organizar grupos de estudo entre os docentes/discentes para discussão de temas relacionados às temáticas de cada núcleo;
Propor Eventos, Seminários, Mini-cursos, disciplinas optativas referentes às temáticas do núcleo;
Capacitar o aluno a desenvolver um olhar investigativo nas diversas realidades educativas no intuito de educar pela pesquisa auxiliando, assim, na realização do Trabalho de Conclusão de Curso;
Propor ações criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social.



Perfil do Egresso



Exercer a docência, a gestão e a pesquisa na Educação Infantil, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e nos espaços não escolares;
Articular pesquisa, ensino e extensão na produção do conhecimento pedagógico;
Trabalhar os campos teórico e investigativo como eixo articulados na produção do conhecimento sobre os diversos espaços educativos;
Compreender a importância dos fundamentos teórico-metodológicos da educação e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem;
Avaliar permanentemente os processos educativos, incorporando a concepção de formação contínua, a unidade da ação docente e a relação docente-discente;
Apreender a dinâmica cultural das diferentes realidades educativas;
Gestar os processos educativos escolares e não escolares numa perspectiva democrático-participativa e transformativa;
Estabelecer o diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário