quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO EM MARANGUAPE

Prof. Ms. Francisco Artur Pinheiro Alves

A terra de Chico Anísio, de Severino Sombra (fundador da Universidade Severino Sombra de Vassouras no RJ), do folclorista Leonardo Mota, do historiador Alfredo Marques, do mestre João Maduro, do deputado Federal Raimundo Gomes de Matos, da deputada Estadual Virgínia Adélia, da conselheira Marta Cordeiro Fernandes Vieira e de tantas personalidades, outros nomes igualmente importantes, mas sobretudo a terra natal do maior historiador brasileiro século XIX, JOÃO CAPISTRANO DE ABREU; esta terra maravilhosa, que “de te ufanam teus filhos”, como diz a letra de seu hino de autoria de Ofélia Gomes de Matos, recebe também, uma das maiores universidades particulares do país, a UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO – UCB, do Rio de Janeiro.
A UCB em Maranguape está com seu pólo de educação à distância, no melhor espaço para este fim, o Colégio São José. Certamente a fundadora da escola, professora EDITE NUNES COSTA, que a acompanha vigilante, como um anjo da guarda, na dimensão espiritual, orientando seu filho Prof. José Eliomar (Teta), na tarefa de dar continuidade à sua missão educadora, está muito contente. E este missivista que não a conheceu em vida, aprendeu a admirá-la, desde os tempos de secretário municipal de educação, pela sua sobrinha, Mena Nunes, uma de suas discípulas.
Pois é neste esteio cultural, neste esteio de memória, que a UCB se implanta, e veio para ficar, para contribuir com Maranguape e com o Ceará, na tarefa de superar os estágios de subdesenvolvimento que ainda persistem em algumas áreas, através da educação. No que pese ser uma universidade particular, a UCB traz para Maranguape, cursos de alta qualidade, com preços bastante acessíveis à população trabalhadora. Para alcançar este desiderato, lançou mão de tecnologias de última geração, combinando com a metodologia da educação à distância, muito bem definida pela LDB de 1996 e agora usada em ampla escala no Brasil.
Quando visitamos o Centro de Educação à distância de Poiters, cidade localizada no centro-oeste da França às margens do Rio Clain. Ela é a capital do departamento de Vienne e da Região de de Poitou-Charentes (Wikipédia) em 1994, antes de nossa lei ser aprovada, percebemos, naquela época, o quanto o Brasil estava atrasado nesta modalidade de ensino, sobretudo no Ensino Superior.
Pois, graça à evolução do processo educacional brasileiro, fruto de lutas incessantes de educadores e de nosso povo, a Universidade pode chegar até nós, até as mais longínquas localidades, com a mesma qualidade do ensino presencial.
Em Maranguape a UCB já está servindo a outros municípios, atraindo alunos de Palmácia, Maracanaú, Pacatuba e Fortaleza, cumprindo assim o seu papel de levar o ensino superior a todos que a buscarem, dentro do estrito respeito à legislação vigente e com qualidade.
É com este espírito de cooperação, de inserção na comunidade local, que a UCB com o apoio de seus parceiros INSTITUO CALUMBI e COLÉGIO SÃO JOSÉ, está em Maranguape, de braços abertos para lhe receber. Venha fazer parte deste vigoroso projeto educacional.

Um comentário:

  1. È com grande alegria que vejo Maranguape adentrar e se firmar no cenário acadêmico, com a credibilidade de funcionamento de diversas faculdades através do Instituto Calumbi,na pessoa do Gestor de Núcleo: Prof. Artur Pinheiro,nosso ex-Secretário de Educação. Como educadora, parabenizo a todos que torcem pelo desenvolvimento e crescimento do nosso tão querido município

    Profª Liliana Lopes

    ResponderExcluir