sábado, 26 de setembro de 2009

MARINA SILVA PRESIDENTE?

Francisco Artur Pinheiro Alves
Do Curso de História da UECE e do INSTITUTO CALUMBI

A possível candidatura da senadora Marina Silva (PVAc) à presidência da República pelo Partido Verde, é algo sensacional. Como disse o senador Pedro Simon (PMDB-RS), é uma “revolução.e seu resultado, imprevisível, ..."é uma coisa fantástica, mais do que foi o Lula".
Ao convidar oficialmente Marina Silva para ser candidata do Partido Verde nas eleições de 2010, o PV colocou um fato novo no debate político nacional em torno das eleições presidenciais. O fato está provocando inquietações, principalmente por parte do PT, que se movimenta de todas as formas para evitar que a senadora tome esta decisão.
Marina Silva é o exemplo típico da brasileira que lutou corajosamente para vencer na vida, de forma honesta e sem renegar seus princípios éticos presentes em sua formação cidadã. Iniciou seus estudos no antigo MOBRAL, onde se alfabetizou. Através dos exames supletivos concluiu o primeiro e o segundo graus possibilitando seu ingresso na faculdade. Este exemplo é fantástico para os trabalhadores brasileiros e para a nossa educação. Reforçará com seu exemplo a luta permanente pela educação em qualquer idade.
Por outro lado Marina Silva, luta desde tenra idade pela preservação de nosso planeta, inicialmente nos movimentos ecológicos e sindicais da Amazônia ao lado de Chico Mendes e, depois, como senadora da República, levou este debate à Câmara alta do país, diferenciando-se de muitos de seus companheiros de senado, cuja performance tem sido desastrosas, sobretudo nos últimos dias, como podemos ver pela TV Senado e pela mídia em geral.
Como ministra do Meio Ambiente, não se deixou corromper, enfrentou grandes latifundiários, grileiros da Amazônia, empresários inescrupulosos que teimam em destruir o nosso meio ambiente. Por sua postura firma, teve que ser afastada do cargo para retomar sua luta no Senado, sendo hoje ao lado de Pedro Simon, Cristóvão Buarque, Patrícia Sabóia e outros mais, referência para seus colegas e para os políticos nacionais.
Além do mais, Marina Silva traz consigo alguns ingredientes a mais que os candidatos até então postos na cena da sucessão, por ser negra, mulher, evangélica e mais que tudo ter um currículo ímpar.
Marina Silva candidata a presidente do Brasil terá o mesmo efeito de Barack Obama candidato vitorioso nas eleições americanas do ano passado. Oxalá que a senadora decida ser candidata, para que o povo brasileiro tenha mais uma opção na hora de escolher o seu futuro presidente ou presidenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário